Tecnologia

Vídeo mostra bandidos roubando carro sem chave com truque hacker

Reprodução/YouTube/West Midlands Police

Um vídeo liberado pela polícia de West Midlands, em Birmingham, na Inglaterra, nesta segunda-feira (27), é o suficiente para colocar em alerta quem possui um carro com tecnologia que dispensa chaves. As imagens mostram bandidos roubando uma Mercedes em menos de um minuto com um truque simples.

Os hackers utilizaram uma caixa de relés para capturar a frequência do sinal do veículo e depois retransmití-lo para o carro, que é enganado e destrava a porta como se fosse o dono. Esses dispositivos podem receber sinais de frequência fraca até através de paredes e janelas e depois amplificá-los para enganar receptores.

Para fazer o roubo funcionar, são necessárias duas dessas caixas: uma perto do carro e outra a uma certa distância. Como muitos desses carros dispensam a chave até para dar partida, os bandidos conseguiram acesso completo ao veículo.

O roubo ocorreu no dia 24 de setembro, mas o vídeo só foi divulgado agora. A polícia informou que não conseguiu capturar os ladrões ou recuperar o carro.

Em entrevista ao jornal local Derby Telegraphy, o chefe de polícia local Mark Silvester, recomendou a instalação de "um sistema adicional de travamento", principalmente "no volante", além de um alarme. Também é recomendável atualizar o software do veículo a todo momento.