Tecnologia

Notebooks da HP têm programa que espiona digitação de usuários

Driver de touchpad contém programa espião

Driver de touchpad contém programa espião
Pixabay

Um pesquisador de segurança conhecido como ZwClose informou que mais de 460 modelos de notebooks da HP possuem um keylogger — programa que registra tudo que é digitado no teclado — não informado aos usuários. O programa está escondido no drive do touchpad do aparelho e não está ativo por padrão.

A empresa afirmou que tomou conhecimento do problema e já liberou uma atualização que retira o programa do registro, além de deixar claro que modelos de outras fabricantes podem possuir algo similar, uma vez que o keylogger está escondido no driver da Synaptics, uma fabricante de drivers.

Abaixo, o tweet que expôs o problema.

Oh well. Keylogger in HP's SynTP.sys. Off by default. Vendor contacted. Fix released and pushed. Blog post is on the way.

— ZwClose (@zwclose) 6 de dezembro de 2017

No comunicado aos usuários, a HP afirmou que nem ela nem a Synaptics tiveram acesso aos dados de digitação de clientes, embora o problema seja sério, já que o keylogger pode ser ativado por invasores e criminosos.

Não é a prmeira vez que a HP enfrenta problemas com programas indesejáveis nos computadores da marca. Um keylogger foi descoberto em um drive de áudio no início do ano, além de um spyware que registra a perfomance de componentes de notebooks, descoberto no final de novembro.

Um estudo técnico completo sobre a ação do keylogger pode ser lido na página de ZwClose no GitHub.