Tecnologia

Inteligência artificial ajuda a criar videoclipe de popstar chinês

Clipe usou inteligência artificial para efeitos especiais

Clipe usou inteligência artificial para efeitos especiais
Reprodução/YouTube

A inteligência artificial está mais próxima do cotidiano das pessoas, mas alguns dos seus usos recentes ainda são bastante surpreendentes. Na China, por exemplo, os computadores estão ajudando na produção de videoclipes. O artista Chris Lee contou com uma força das máquinas na produção do clipe "Rainy Day, But We Are Together".

No vídeo, os produtores contaram com a inteligência artificial da Intel para renderizar efeitos especiais no rosto do cantor, como gotas de água ou peixes. O sistema de aprendizado de máquinas foi utilizado para reconstruir a face do artista em 3D e rastrear seus movimentos em tempo real – incluindo expressões faciais. O sistema não usou pontos no rosto do cantor, como normalmente é feito em filmes com esse tipo de tecnologia (a nova saga de Planeta dos Macacos é um exemplo).

Assista:

Apesar das limitações técnicas e tomadas relativamente simples, é interessante saber que a tecnologia pode ser usada para efeitos especiais e deve mudar a forma como a tecnologia pode ser utilizada no futuro. As informações são do site Engadget.