Tecnologia

Blue Origin testa cápsula que usará em turismo espacial

Cápsula foi levada por foguete reutilizável fabricado pela empresa

Cápsula foi levada por foguete reutilizável fabricado pela empresa
Divulgação/Blue Origin

Pode não parecer, mas dois bilionários protagonizam uma nova corrida espacial neste exato momento — por enquanto amigável. De um lado Elon Musk e sua SpaceX, com foguetes reutilizáveis e planos bem malucos de substituir transporte espacial por aviões, e do outro Jeff Bezos, dono da Amazon e da Blue Origin, que sonha com um futuro cheio de turismo espacial.

A Blue Origin divulgou na última terça-feira (12) um vídeo em que mostra o primeiro voo de testes da Crew Capsule 2.0, a nave da empresa que levará turistas para fora da atmosfera terrestre. Além da cápsula, a empresa também testou o New Shepard, um foguete reutilizável que impulsiona o módulo turístico, mas também serve para transporte de cargas.

Para fazer os testes adequados, a empresa utilizou manequins dentro do objeto espacial, para ter ciência de quanta força seria exercida em eventuais passageiros. Os resultados indicaram que a cápsula é resistente — apesar dos janelões que servem para turistas admirarem o espaço sideral — e que os tripulantes sobreviveriam sem problemas à reentrada, que utiliza para-quedas.

Divulgação/Blue Origin

Até o momento, os planos da empresa permanecem os mesmos: levar pessoas para o espaço no início de 2019, o que indica que logo veremos mais testes como esse.

VEJA TAMBÉM: A beleza da ciência: fotos incríveis mostram lançamento do foguete da SpaceX