Negócios

Saiba como conquistar uma vaga em uma startup

startup - ambiente de trabalho - carreira  (Foto: Thinkstock) (Foto: Thinkstock)

Ambientes de trabalho atrativos, informais, com flexibilidade de horário e diversos dispositivos para os funcionários relaxarem durante o expediente, como mesas de pingue-pongue, videogames e espaços para descanso. Esses atrativos, somados à possibilidade de participar da construção de uma empresa com propósitos alinhados ao de seus profissionais é o que atrai muitos candidatos para as startups. E com diretrizes bem diferentes das grandes empresas, quem está em busca de emprego numa startup precisa de outras dicas do mercado.

saiba mais

  • O que inspira a carreira dos jovens?
  • Em quais empresas de tecnologia os funcionários têm melhor qualidade de vida?

Para ajudar os candidatos, Debora Barbosa, gerente de RH da Acesso Card, Carlos Macedo, Cultura & Pessoas na In Loco Media, Andreia Carvalho, coordenadora de recrutamento e seleção da ClearSale, Lucas Mendes, co-fundador dos sites de recrutamento Revelo e Contrado e Luiz Abdalla, fundador e CEO do Seja Trainee, deram dicas sobre os perfis de profissionais que as startups estão procurando, durante aConferência Na Prática Empreendedorismo e Tecnologia.

Esteja sempre pronto para aprender e para o que é diferente
Em uma startup, as coisas mudam rapidamente, por isso o candidato deve estar disposto a trabalhar em áreas diferentes daquelas a que está acostumado. “É preciso ser dinâmico e preferir trabalhar em ambientes caóticos ao invés daqueles mais estruturados”, explica Debora Barbosa.

“Entenda que em uma startup é necessário ter uma vontade de ajudar mesmo que não seja sua área”, diz Carlos Macedo. Para os recrutadores, as startups estão em busca de pessoas que estejam antenadas com o mercado; em troca, elas possibilitam ao candidato aprender as técnicas de trabalho e crescer junto com a empresa. “Se você está em uma área, mas deseja entrar em uma empresa de um setor diferente, foque em pequenos cursos e projetos para mostrar ao RH que você está realmente disposto a fazer a mudança”, diz a gerente de RH da Acesso Card.

Seja curioso
Para se destacar e conquistar uma vaga numa startup, a curiosidade é essencial. Segundo os recrutadores, mais importante do que a capacidade técnica do candidato durante o processo seletivo é que ele mostre vontade de encarar desafios e disposição para aprender, por isso ser curioso é tão importante. “Em uma startup, as tecnologias mudam constantemente e quando se tem curiosidade, o profissional é capaz de se adaptar mais facilmente”, diz Andreia Carvalho.

Conte suas principais realizações
Segundo o fundador do Seja Trainee, Luiz Abdalla, para se diferenciar durante uma entrevista de emprego o candidato deve contar os principais resultados conquistados até ali na sua carreira. “Não basta dizer tudo o que você já fez sem contar as principais realizações. O que te motiva para estar ali e a sua história são as coisas que irão te diferenciar”, afirma.

Estude a empresa
Antes da entrevista de emprego, tente aprender o máximo sobre a empresa. Pode começar entrando no site, conferindo as redes sociais, lendo sobre a área de atuação da startup. Para quê? Para levar, quem sabe, uma solução para um possível problema que a compahia esteja enfrentando naquele momento. Segundo alguns recrutadores, isso pode fazer com que o candidato se destaque durante a seleção.

Dica extra
Manter o seu perfil do LinkedIn sempre atualizado é importante no processo de busca por uma vaga. Segundo os recrutadores, a rede social é a ferramenta mais utilizada por eles para fazer networking. Anotou?

Quer conferir mais conteúdo da Época NEGÓCIOS?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app e também no Globo Mais. Baixe agora!
App Época NEGÓCIOS – app.epocanegocios.globo.com
App Globo Mais – app.globomais.com.br
Disponível para tablets e smartphones