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Vendas nos supermercados crescem 4,58% em setembro, mostra Abras

os supermercados brasileiros registraram crescimento real de vendas de 4 58 em setembro na comparacao com o mesmo mes do ano anterior conforme o indice nacional de vendas da associacao brasileira de supermercados abras o resultado desconta a inflacao do periodo medida pelo indice nacional de precos ao consumidor amplo ipca no acumulado do ano ate setembro as vendas reais registram alta de 1 11 ante igual periodo do ano anterior em termos nominais sem descontar a inflacao a alta na vendas foi de 7 25 em setembro ante igual mes de 2016 no acumulado do ano as vendas nominais apresentam alta de 4 84 a abras manteve em 1 5 a expectativa de crescimento de vendas reais para o ano 2017 projecoes de natal os supermercados esperam um crescimento nominal de 8 34 nas vendas de final de ano em 2017 na comparacao com o ano anterior segundo dados da pesquisa de natal da abras em termos reais descontando se a inflacao a expectativa e de crescimento de 0 27 o animo dos supermercadistas este ano esta um pouco menor do que em 2016 no ano passado a expectativa era de alta de 0 67 em termos reais considerando se as vendas sazonais e nao sazonais o mes de dezembro do ano passado terminou registrando aumento real de 2 23 nas vendas a avaliacao da abras e que a maioria dos empresarios do setor esta cauteloso com as vendas de final de ano embora tenha havido um aumento no numero de empresarios otimistas em 2017 54 dos supermercadistas entrevistados na pesquisa projetam estabilidade nas compras junto as industrias e fornecedores e 24 estao mais otimistas e acreditam em vendas superiores em relacao a 2016 no ano passado esse porcentual que acreditava no crescimento de vendas era de 16 assim como no ano passado as projecoes dos supermercados indicam um natal mais economico para as familias brasileiras a expectativa e de que as vendas sejam maiores em categorias de produtos mais baratos como frango e cerveja ao mesmo tempo em que a expectativa e de queda em termos reais nas vendas de itens mais caros como aves natalinas o momento politico e economico ainda gera incertezas na populacao que segue cautelosa em relacao ao consumo priorizando produtos mais baratos e de menor valor agregado a retomada do crescimento nao veio como gostariamos em 2017 disse em nota o presidente da abras joao sanzovo neto apesar de alguns segmentos de consumo ja apresentarem crescimento de vendas mais acelerado no brasil caso de bens discricionarios como eletroeletronicos os supermercados ainda nao enxergaram uma recuperacao no volume de produtos vendidos dados da nielsen apresentados pela abras apontam que o setor acumula queda de 5 2 nas vendas em volume no ano ate junho a avaliacao de empresarios tem sido que o recuo nos precos de alimentos ainda nao foi percebido por consumidores os quais seguem racionalizando os gastos com alimentacao dentro do lar