Brasil Economia

Receita libera hoje a consulta ao último lote do Imposto de Renda

Crédito cai na conta dos contribuintes no dia 15 Crédito cai na conta dos contribuintes no dia 15 Marcos Santos/USP Images

A Receita Federal vai liberar nesta sexta-feira (8), a partir das 9h, a consulta ao sétimo e último lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2017.

Neste lote, 1.897.961 de contribuintes serão contemplados com o montante de R$ 2,8 bilhões.

O crédito bancário será realizado na conta dos contribuintes na próxima sexta-feira, dia 15 de dezembro.

Quem não teve a restituição liberada nos seis lotes anteriores e não tiver o nome mencionado nesta última lista caiu na malha fina.

Segundo o Fisco, 747 mil declarações ficaram retidas na malha fina. O valor corresponde a 2,6% do total de 28.524.560 declarações apresentadas neste ano.

O lote multiexercício de restituição do Imposto de Renda abrange também documentos que estavam retidos entre os anos de 2008 a 2016. Com isso, o número de contemplados totaliza 2.038.984 contribuintes, que receberão R$ 3,1 bilhões.

A consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda deste ano estará disponível pelo site da Receita. Também é possível consultar a liberação pelo Receitafone 146 e pelo aplicativo do Fisco para tablets e smartphones.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet.

Montantes de restituição são corrigidos pela taxa Selic Montantes de restituição são corrigidos pela taxa Selic Divulgação/Receita Federal